sábado, 19 de abril de 2008

Flatulências...


A composição do gás das flatulências é altamente variável. A maior parte do ar que engolimos, especialmente o componente Oxigénio, é absorvido pelo corpo antes do gás alcançar os intestinos. Quando o ar atinge os intestinos, a maior parte do que resta é nitrogénio. Reacções químicas entre o ácido estomacal e os fluidos intestinais também podem produzir dióxido de carbono, que também é um componente do ar e um produto da acção bacteriana. As bactérias também produzem Hidrogénio e metano.
O odor das flatulências vem das pequenas quantidades de sulfato de hidrogénio (gás sulfídrico). Esses compostos contêm enxofre. Quanto mais rica em enxofre for a nossa dieta, mais desses gases vão ser produzidos pelas bactérias nos nossos intestinos e mais as suas flatulências vão cheirar mal.
Pratos como couve-flor, ovos e carne são notórios por produzirem flatulências malcheirosas, enquanto feijão produz grandes quantidades de flatulências não necessariamente malcheirosas.
Em média, uma pessoa produz mais ou menos um litro de flatulências por dia, distribuídas em cerca de 14 saídas diárias.
Os médicos concordam que as flatulências que não são libertadas, também não são absorvidas. Elas simplesmente voltam para os intestinos e saim depois. Não se conhecem agentes intoxicantes na flatulência, a maior parte delas contém muito pouco oxigénio e podemos ficar tontos se inalarmos uma quantidade super concentrada de essência, simplesmente por falta de oxigénio. A flatulência deveria cheirar tanto para quem o fez como para as outra pessoas. Mas quem fez está protegido pelo facto de que repeliu o ar para longe do seu corpo numa direcção oposta à do seu nariz.

E perguntarão eles ao lerem isto, afinal que conversa de “merda” é esta? Perguntam porque não estavam lá, na altura em que fui à tua casa de banho, lavar as mãos e aproveitei para fazer sair uma dosezinha de gás extra.
Se lá estivessem poderiam ter assistido a um dos momentos mais lindos e hilariantes dos últimos anos, pois faz quase dois anos que não te ouvia, nem via rir por tanto tempo e com tanta intensidade, e como se isso não fosse o bastante, à pergunta: “porque te estás a rir?” ainda fui brindado com um sonante e muito bem audível “ DESTE UM PEIDO!”
Pois dei...

5 comentários:

A CONCORRÊNCIA disse...

Que esta seja a primeira grande vitória de muitas pequenas vitórias, é o que te desejo do fundo do coração. Fiquei contente por ti e esperando ansiosamente por novas alegrias.

Lambidelas amigas

zmsantos disse...

Por vezes, um detalhe sem aparente importância mas carregado de boas memórias (esperemos que não tenha deitado cheiro) pode fazer mais do que mil terapias.
Um dia atrás de outro dia...

Abraço

MisteriosaLua disse...

:)
Besitos

Anônimo disse...

...Muito original e engraçado, espera rapidas melhoras...

Anônimo disse...

A partir de agora são estas vitórias que vos vão dar alegrias. Para nós parece insegnificante mas para ela imagino o que deve ser... não posso nem imaginar pelo uqe ela está a passar, mas tenho a certeza que vai melhorar pois ela é uma mulher de garra e nunca vai desistir porque sabe que tem uma uma filha linda e forte e um marido magnifico. :)

Beijinhos grandes da Marta