sábado, 6 de dezembro de 2008

Traído pelo coração...


Literalmente traído pelo coração, afinal é suposto ele trabalhar e bater, mas que bata dentro dos limites aceitáveis, agora de um momento para o outro armar-se em Chico Esperto e começar a saltitar qual bola saltitona rua abaixo, isso é que já não é coisa que se faça a uma pessoa.
De qualquer forma a “arritmar” que seja no hospital, pelo menos assim sempre temos alguém à mão para nos ajudar a controlar a corrida…
O coração funciona mais depressa que o normal. Isto dá lugar paradoxalmente a uma descida da quantidade total de sangue expulsa pelo coração, pois, funcionando tão depressa, não tem tempo suficiente para encher-se de sangue antes de o expulsar para as artérias. Como funciona muito rapidamente um gajo sente-se a enjoar e quase que chega a perder o conhecimento, devido a não chegar ao cérebro sangue suficiente. Fónix…
Explicou-me o senhor doutor que sofria de "Taquiarritmias Supraventriculares". Fiquei todo satisfeito a olhar para ele e vá de perguntar que raio era isso, a saber… existe na aurícula direita do coração uma espécie de director de orquestra que se chama nó sinusal. É ele que marca em condições normais o número de pulsações por minuto do nosso coração, enviando periodicamente um impulso eléctrico para um sistema de condução propagando-o a todo o coração. O resultado desta propagação é o pulsar do coração. Quando o director de orquestra ou nó sinusal fica nervoso (vá lá saber-se porquê?), anda mais depressa que o normal e portanto o coração pulsa a uma frequência superior a 95 pulsações por minuto, ora neste caso a contra-ordenação era muito grave pois apresentava um resultado de 147 batidas, nada que uma boa dose de “amiodarona” não resolva. Fiquei ainda a saber que podia ser pior, afinal existe, outro tipo de taquiarritmia sinusal que é o aparecimento de extra-sístoles . Neste caso, o director ou nó sinusal funciona perfeitamente, mas há algum aprendiz de director pelas aurículas que de vez em quando se adianta ao seu ritmo. O resultado é uma pulsação antecipada, que se pode sentir como falta de uma pulsação, ainda que não seja realmente assim. O aprendiz de director chama-se foco ectópico. Quando este aprendiz de director enlouquece, sobe às barbas do nó sinusal e não o deixa dirigir, o resultado é que todas as pulsações do coração são antecipadas, quer dizer, extra-sístoles. A isto se chama taquicardia auricular . No caso de em vez de um aprendiz haver vários querendo dirigir, estabelece-se um autêntico caos. É o que se chama fibrilação auricular . Neste caso as aurículas podem contrair-se até 500 vezes por minuto, mas o ventrículo não costuma passar das 150 pulsações por minuto, graças a um filtro entre as aurículas e ventrículos travando as três quartas partes dos impulsos auriculares.
Resultado por causa dos gajos não perceberem nada de música uma pessoa pode entrar em paragem cardíaca e ir desta para melhor.
Garanto que vou passar a ir com maior frequência e atenção à Opera…

9 comentários:

zmsantos disse...

Só mesmo tu para conseguires brincar com coisas tão sérias. Eu só de ler o que escreveste já estou doente.
Não sei o que te diga, mas o meu diagnóstico não tem nada a ver com o do teu médico, pois não conheço ninguem que tenha um coração tão bom, como o teu.
Taquiarritmias supraventriculares, não rimam com generosidade, ou com solidariedade. E acelerado, ao pé de ti, só fico quando as nossas cumplicidades acabam com um sorriso na tua cara de puto reguila.

Abraço-te, com muita força.

Leticia Gabian disse...

Primeiro lado bom desta história: já podes participar do próximo episódio do Dr. House (não como paciente, mas como colega)

Segundo lado bom desta história: música na veia, cada vez mais. Assim, os "gajos" todos vão ficar bem afinadinhos

Terceiro lado bom desta história: vais ter direito a muitos miminhos de todos que te rodeiam

Pra não ficar aqui a desfiar todos os lados bons desta história, só te digo que tens um coração imenso e cheio de muito amor...Cuida bem dele, amigo!

Abraço forte e muita saúde

Maria disse...

Por acaso pregaste-me um "cagaço"...
Tive que ler isto tudo muito bem, e o comentário do ZM tranquilizou-me.
Às tantas é só mais um comprimidinho a tomar, logo de manhã.
Ah, e fiquei a conhecer esta coisa das pulseiras...

Um abraço tão apertado quanto consigas aguentar
(olha o coração...)
:)

Zé dos Anzóis disse...

Maria já passou, está tudo bem obrigado um beijo grande para ti tambem.
Za

Carol disse...

Olha lá. Za

Quando é que tu começas a deixar de pregar valentes sustos aqui à malta ??!??

E logo com taquiarritmias supraventriculares ou via sinusial ou por onde quer que elas entram. Lá porque os maestros da orquestras que é o teu organismos entram em conflito em determinados momentos, tu tens muito mais poder sobre eles ... ;)

Faz-nos o favor de tomar muitissimo bem conta de ti .... nao estás autorizado a pregar-nos sustos destes ... queres ver-nos a todos clientes do hospital e andarmos todos com pulseirinha com o nosso nome ?

Claro que tinha que ser mesmo vermelha ... só podia !! Red alert, red alert para este lampiao com cara de puto reguila, mas que nós simplesmente ADORAMOS.

Beijos e mais beijos

A CONCORRÊNCIA disse...

Será que é de seres batata que tens um coração assim ?
És tão batata, tão batata que até nos pregas sustos terríveis com posts destes.
Como és batata doce, a malta até te desculpa as taquicardias que nos provocas.

Beijo e por favor nunca te esqueças de tomar a medicação

Anônimo disse...

Olá meu amigo!

Fico feliz em saber que está bem...
Estou com saudades de nossas conversas, mas parece que desistiu da minha amizade. De qualquer forma, a minha continua por aqui. Gosto muito de ti e sabes disso muito bem...

Um beijo pra ti do outro lado do Atlântico
Kátia Leal

Cravo a Canela disse...

Eu percebo Zá, depois de certos jogos do Benfica, não dá para ter um coração a bater certo. Vá lá que depois dos seis de hoje deves estar mais calmo...

Abraço, amigo!

Maria disse...

Um beijo enorme para a Patrícia, hoje!
E outro para ti, ZA!

Abraços por aí...