quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Amigos...




Regra geral etiqueto as coisas de boas ou más, bonitas ou feias, e faço o mesmo com as pessoas, tudo isto é determinado pelos meus desejos…
Se a beleza existisse no objecto ou na pessoa em si, seríamos todos atraídos pelas mesmas coisas e pelas mesmas pessoas…
Enquanto apaixonado, tu a mulher que desejo pareces-me, sob todos os pontos de vista, perfeita, imutável, digna de ser amada para sempre…
Cada detalhe, por pior que seja, da tua personalidade possui uma aura especial, não imagino a minha vida sem ti…
Com os amigos tambem sou assim, por muitos defeitos que possam ter, aos meus olhos, são sempre perfeitos, por nada em especial, mas apenas porque são os meus amigos.
Hoje quero dizer a um punhado deles, que foram desde muito cedo etiquetados, como muito bons, bonitos, simpáticos, perfeitos, com aquela aura especial, tudo porque à luz do meu coração, não os consigo ver de outra forma.
Charraz, Zé Manel, Fátima, Carol, obrigado por fazerem o favor de serem meus amigos.

8 comentários:

Anônimo disse...

Atracção

Os semelhantes atraem-se, mas se fores calmo e claro e inteligente, interrogando-te a cada minuto - é isto mesmo que quero fazer? -, fazendo-o apenas quando a resposta é sim, vais afastar os que nada têm a aprender com aquilo que és, e atrair os que têm, e com quem também tu tens a aprender.

in O Livro do Messias, de Richard Bach

Um beijo.

zmsantos disse...

Amizade.

Pela facilidade de comunicarmos entre nós, hoje, a amizade é como um saco que sem darmos conta se enche num ápice. Assim, como as malas das senhoras. Grandes ou pequenas, estão sempre a abarrotar. De coisas boas e úteis. De coisas menos importantes e perdidas no fundo, mas que a seu tempo revelam o propósito de lá se encontrarem.
Quando alguém me chama de amigo sinto-me proprietário. Dono de algo a que ficarei, a partir daí, obrigado a alimentar e a manter. Como uma arvore, uma paisagem, uma melodia.
O tempo tem-se encarregado de me trazer bastantes amigos. Uns que vão e vêm, outros que vão ficando, outros que perdi por não saber cuidar da propriedade, por tocar desafinado as cordas do coração.
Contigo Dionísio foi fácil. Era impossível ficar indiferente àquilo que estavas, e estás a passar. A energia com que tu e a Patrícia nos contagiaram a todos, fruto de uma luta entre o direito a serem uma família, inteira, e o resgate da tua companheira e mãe, às garras de uma estúpida doença. E é agora, com o passar do tempo, nos momentos de descontracção e de alegria, que me tens proporcionado que sinto revelarem-se as facetas de um Dionísio anterior ao drama, e dou comigo a pensar no marido, no pai, no amigo que era urgente eu ter conhecido sem a sombra do desgosto.
Se alguém tem que agradecer o nascimento desta amizade, serão concerteza aqueles que bebem do teu carinho e cumplicidade. Por mim tudo farei para ser digno dela e já há algum tempo que a tirei do grande saco, e anda agora numa carteira, pequenina, que uso no bolso da camisa, junto do coração.

zmsantos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
zmsantos disse...

Ó Zé do Anzois, desculpa o duplicado. Podes apagá-lo? Coisas da Internet...

Abraço

Anônimo disse...

Há coisas que não se explicam .... sentem-se ... e para mim a amizade, o carinho e atenção que devoto aos meus amigos - todos eles, mais antigos ou recentes - é expressada desta forma. É muito fácil, é natural em mim, a real felicidade de vos saber bem e felizes.
Deixo aqui um texto que gosto muito ...

“Amigos”


Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos. Não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta necessidade que tenho deles.

A amizade é um sentimento mais nobre do que o amor, eis que permite que o objecto dela se divida em outros afectos, enquanto o amor tem intrínseco o ciúme, que não admite a rivalidade.

E eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos! Até mesmo aqueles que não percebem o quanto são meus amigos e o quanto minha vida depende de suas existências…

A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem. Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida.

Mas, porque não os procuro com assiduidade, não posso lhes dizer o quanto gosto deles. Eles não iriam acreditar. Muitos deles estão lendo esta crónica e não sabem que estão incluídos na sagrada relação de meus amigos.

Mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não declare e não os procure. E às vezes, quando os procuro, noto que eles não tem noção de como me são necessários, de como são indispensáveis ao meu equilíbrio vital, porque eles fazem parte do mundo que eu, tremulamente, construí e se tornaram alicerces do meu encanto pela vida.

Se um deles morrer, eu ficarei torto para um lado. Se todos eles morrerem, eu desabo!

Por isso é que, sem que eles saibam, eu rezo pela vida deles. E me envergonho, porque essa minha prece é, em síntese, dirigida ao meu bem estar. Ela é, talvez, fruto do meu egoísmo.

Por vezes, mergulho em pensamentos sobre alguns deles. Quando viajo e fico diante de lugares maravilhosos, cai-me alguma lágrima por não estarem junto de mim, compartilhando daquele prazer…

Se alguma coisa me consome e me envelhece é que a roda furiosa da vida não me permite ter sempre ao meu lado, morando comigo, andando comigo, falando comigo, vivendo comigo, todos os meus amigos, e, principalmente os que só desconfiam ou talvez nunca vão saber que são meus amigos!



A gente não faz amigos, reconhece-os.”

Vinicius de Moraes (1913-1980)

Uma beijoca carinhosa para ti Dionísio e para minha princesa patricia,

Carol

Cravo a Canela disse...

Ó Dionísio, só tu mesmo para pores esse gajo a escrever!! No blog dele é só fotos e legendas.... E já viste o bem que ele escreve? Temos que apertar com ele...

Quanto ao resto, nunca gostei de responder a um elogio. Tenho sempre receio de caír na troca de galhardetes (a não ser que se esteja inspirado, como acontece com os antecessores). Mas não tenho pressa, temos a vida inteira...

Anônimo disse...

Vocês...

Vocês são aqueles que me ajudam a ver a luzinha ao fundo tunel...
Vocês são aqueles que me percebem apenas com um olhar
Vocês são aqueles que choram comigo...
Vocês são aqueles que estão sempre comigo, nos bons e maus momentos...
Vocês são aqueles que dão um sorriso quando preciso...
Vocês são aqueles que dão alegria com um simples gesto...
Vocês são aqueles que me amparam...
Vocês são aqueles que me aquecem quando estou gelada...
Vocês são aqueles amigos especiais!

Obrigada por tudo!

Patrícia

Carol disse...

Patricia,

Tu és a nossa princesa .... sabes que estamos sempre para ti ... em todos os momentos ...

Beijocas carinhosas - muitas !!

Carol