segunda-feira, 28 de julho de 2008

28 Julho 1980 - 28 Julho 2008 - 28 anos de vida


A Tetralogia de Fallot é uma combinação de anomalias cardíacas que abarcam um defeito importante no tabique ventricular, um nascimento anormal da aorta que permite que o sangue desprovido de oxigénio flua directamente desde o ventrículo direito até ela, uma redução do orifício de saída do lado direito do coração e um aumento da grossura da parede do ventrículo direito.

Parece simples, alguns imaginarão deve ser complicado tratar, outros “porra” que merda deve ser do caraças corrigir esta cena.

Quero-vos contar como foi no dia, 28 de Julho de 1980, mas antes um pouco de cultura geral:
Os meninos com Tetralogia de Fallot costumam ter um sopro cardíaco que se ouve no momento do nascimento ou pouco tempo depois e que mesmo depois de operados não se livram dele para o resto da vida (coisa porreira, ter um sopro). Têm uma cor azulada (estado denominado cianose) porque o sangue que circula pelo corpo não está suficientemente oxigenado. Porreiro ter os lábios e as unhas azuis, então os comentários do pessoal (olha a menina de lábios e unhas pintados) – Foda-se um gajo já tem a vida num caos ainda por cima os imbecis passam a vida a gozar-nos.
Esta “cena” sucede porque a estreita passagem da saída do ventrículo direito restringe a passagem do sangue para os pulmões e o sangue azulado desprovido de oxigénio que se encontra nele atravessa o septo defeituoso, passa para o ventrículo esquerdo e entra na aorta para começar a circular pelo corpo, e tinha que ser logo Azul, sangue REAL.
A correcção do problema foi uma coisinha simples, durou apenas 14 horas, começaram eram oito horas da manhã, primeiro todos os preparativos de anestesia, depois toda a parafernália de instrumentos, bisturi para fazer um corte por todo o tórax, abri-lo e expôr o coração para reparar o defeito do septo ventricular abrindo a estreita passagem do ventrículo direito e a estreita válvula pulmonar, assim como o encerramento de qualquer ligação artificial entre a aorta e a artéria pulmonar.
Tudo normal, mas antes de voltar a colocar tudo no sitio era necessário restabelecer a circulação sanguina sem ajuda das máquinas e o pulmão esquerdo não aceitou lá muito bem o novo sangue e resolveu fazer um bloqueio que levou a uma paragem cardíaca de 35 segundos, após os quais e graças ao esforço da GLORIOSA equipa do Hospital de Santa Marta chefada pelo Prof. Dr. Machado Maçedo assistido pelo Dr. Rui Bento e pelo Dr. Serra lá voltou de novo a bater até hoje.
Passados os momentos de pânico, tudo volta ao normal e por volta das 10 da noite, lá sai o menino, cheio de tubos por todo lado, fios a máquinas por outros tantos, de tal forma que a minha mãe que esperou anciosamente para me ver, na hora H, perdeu e coragem e não conseguiu chegar mais perto que uns míseros 3 metros.
A ela por tudo, ao meu pai que em silêncio e à distância deve ter sofrido horrores, ao tio João e à tia Ana Bela que a acompanharam o mais que lhes foi possível ficam os meus 28 obrigados de vinte oito anos de uma nova vida. A ti um beijo de saudade pelas vinte e duas comemorações especias deste renascimento.

4 comentários:

Carol disse...

Para ti, Za, 28 OBRIGADA pela:

Vida x 4 = a intensidade com que a vives que não passa despercebida a ninguém.

Amizade x 4 = tão fundamental para todos nós

Simpatia x 4 = sempre presente

Alegria x 4 = Mesma na adversidade tentas que esta esteja sempre presente ... e nós estamos cá para que a mantenhas sempre

Presença x 4 = nunca faltas ... só mesmo se estiveres no outro hemisfério e o fuso horário não te permita chegar a horas !!

Humor x 4 = quem mais nos poderia contar história de carpas como tu o fazes ? ;) Parte também se deve aos genes ... o tio Joaquim também é único ;)

Filhota x 4 = a nossa princesa ... não podia deixar de a incluir nesta listagem :)

Desculpa condensar os 28 obrigados em 7, mas como os multipliquei por 4 vai dar conta certa !!!

Tu como contabilista que és ... só podias dar importância a esta questão de números !!!

Beijocas grandes

zmsantos disse...

Conheço-te há pouco.

Não sei como eras. O que sentias. O que sonhavas.
Que valor davas à vida e a tudo que te rodeava.

Terás nascido assim?
Terá sido que ao "mexerem-te" no coração te fizeram naquilo que, agora, sei que és?

Se assim foi, proponho que todos sejamos operados ao coração para ficar-mos mais parecidos contigo, meu amigo.

Abracinho.

Anônimo disse...

Faz hoje 28 anos que por esta hora estava um menino acabado de ser operado...
faz hoje 28 anos que a avó e o avô estavam a viver as 14 horas mais longas das vidas deles...
Faz hoje 28 anos em que o menino dos labios e unhas azuis estava a ser curado...
faz hoje 28 anos que por 32 segundos quase perdi esse menino mesmo sem o conhecer...

Obrigado por existires! :)

Filhota Patrícia

JC disse...

Vivo presso por medos
Medos que não me deixam sorrir
Medos que não me deixam chorar
Medos que não me deixam viver

Mas quero arriscar…


Não me importo de cair
De me magoar
Ou chorar…

Mas quero arriscar…

Sentir me livre desses medos

Que só existem para parar

Quero arriscar contigo a Voar…
Voar sem destino nem hora marcada

Viver a vida sem medo de nada.


Se não fosse assim quem é que me ensinava a pescar.

Há mais batalhas pela frente, por isso sem medos.