
Este cromo dos óculos na foto do lado esquerdo já é nosso conhecido, trata-se do meu afilhado, ou melhor do afilhado da Ana, eu sou apenas e só, mas com MUITO ORGULHO o padrinho, agora vejam lá o que sai desta cabecinha…
É o que faz andar muitas vezes comigo…
Cinco alunos do 12º ano estão a desenvolver o protótipo de um sistema anticarjacking, totalmente concebido e montado nas aulas de Área de Projecto na Escola Secundária Santa Maria do Olival, em Tomar. Basicamente, trata-se de um imobilizador do veículo através do corte da combustão, que está já montado e a funcionar no carro de um deles.
“Quando ocorre uma situação de carjacking, a vítima tem um telecomando que acciona após o carro lhe ser roubado”, diz Emanuel Marques, um dos autores do protótipo, explicando que “este sistema é inovador porque o carro não pára logo de imediato, é o utilizador que programa um temporizador, permitindo que o veículo se afaste um pouco”. “Desta forma, evita-se o perigo de o ladrão voltar para trás e agredir a vítima”, explica.
“Entretanto, a vítima pode logo ir telefonando para a polícia, sabendo que o carro vai parar nas proximidades”, acrescenta Joel Seguro, outro elemento do grupo autor do projecto.
Os estudantes garantem que este sistema, além de simples, é muito mais barato do que a oferta disponível no mercado, visto não utilizar GPS ou telemóvel. Foram eles que compraram todas as peças e componentes, tanto do protótipo como do controlo remoto, o que reduziu os custos em mais de 60%. Não escondem que gostariam de ver a sua ideia comprada ou desenvolvida por uma empresa e estão a tentar juntar dinheiro para autenticar a patente junto do Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
No âmbito deste projecto, estes alunos da área de Ciências e Tecnologia já organizaram uma conferência sobre o mundo do crime, onde estiveram presentes Francisco Moita Flores, presidente da Câmara de Santarém e ex-inspector da PJ, e Carlos Farinha, director do Laboratório de Polícia Científica da PJ, uma demonstração da GNR na escola e uma visita de estudo às instalações da Escola Prática de Polícia, em Torres Novas.
PORMENORES
MUNDO DO CRIME
Os autores do projecto constituíram um grupo, a que deram o nome de Mundo do Crime.
CINCO ALUNOS
O grupo é constituído por cinco alunos: Emanuel Marques, Joel Seguro, Carlos Ferreira, Rogério Coimbra e Hugo Bio.